Temos um mundo digital que cresceu muito nos últimos anos para ser explorado e uma forma comum de explorar é através das interfaces digitais.
As interfaces digitais são o meio que interagirmos com os produtos digitais sendo pelo qual iremos completar nossos objetivos de interação.
Para que profissionais da área de Design possam projetar as melhores experiências de interação existem no mercado ferramentas que propõem auxiliá-los na criação de interfaces visando estruturar melhor a composição de projetos.
E se você está pesquisando pelo Figma saiba que ele é uma dessas ferramentas. Nas próximas linhas deste artigo você vai saber o que é o Figma e para que serve essa ferramenta.
O que é a ferramenta Figma?
O Figma é uma ferramenta de design voltado para a prototipação de interfaces e muito usada por profissionais das áreas de UX/UI Design, que permite a colaboração de diversos usuários ao mesmo tempo, facilitando a comunicação entre eles.
O projeto Figma foi fundado por Dylan Field e Evan Wallace em 2012. Entretanto, em Setembro de 2022 foi anunciada a compra da ferramenta pela Adobe por US$ 20 bilhões, o que gerou bastante repercussão no mundo do Design Digital.
Por que usar o Figma?
O lado bom de usar o Figma é que se trata de uma ferramenta de fácil uso, logicamente, ao passar do tempo que você for aumentando seu contato com ela. Isso porque elas possui uma boa usabilidade e permite a execução de suas tarefas de criação muito mais ágeis. Além disso, o Figma é uma ferramenta que permite a criação de designs complexos focados na usabilidade e experiência do usuário.
O Figma também é ideal para quem precisa trabalhar com diversos usuários ao mesmo tempo, pois facilita a comunicação de forma colaborativa entre eles.
Como usar o Figma?
Para usar o Figma, é necessário se cadastrar no site da ferramenta, escolhendo um plano. Após se cadastrar, é possível começar a usá-la
Você pode começar tudo do zero, ou além disso, você pode escolher templates em uma aba específica (Comunidade) para que o seu projeto possa atender a diferentes necessidades e recursos. Lá você encontra desde plugins, passando por UI Kits, até mockups e templates para layouts de dispositivos móveis e muito mais.
Depois de escolher o template para o seu projeto, já dá para começar a parte divertida que é a edição, podendo inserir imagens, textos e efeitos e o que for necessário para seu projeto.
Onde estudar?
Você vai encontrar muitos conteúdos gratuitos pela internet. Mas se você preza pela qualidade terá que garimpar um pouco para encontrar os melhores conteúdos sobre Figma.
Se você não tem muito tempo e precisa de algo organizado para começar já seus estudos, a gente sugere o curso de Figma Prototipa.
O Prototipa é o curso de Figma Mais Assistido do Brasil. Ele é ministrado por David Arty, fundador do Chief of Design, que atua na área criativa desde 2009 e que tem experiência no ensino de Design e diversas ferramentas para aplicação na área.
O Prototipa tem uma metodologia de ensino diferenciada, com grade curricular que vai além da apresentação dos recursos do Figma. Nele você aprenderá os conceitos fundamentais para os melhores resultados. Terá acesso também a desafios, e grupos de estudos onde você pode interagir com outros alunos.
O Curso de Figma Prototipa oferece um conteúdo especialmente criado para que você tenha o preparo suficiente para iniciar em UX/UI com a ferramenta mais utilizada do mercado.
Então, já que você tem uma ideia do que é o Figma e para que serve, sugerimos que você avance em seu aprendizado conhecendo esta ferramenta de forma prática com o que existe de melhor em treinamento. Acesse aqui o Prototipa!
Esperamos que você tenha gostado do conteúdo e deixe seu comentário em caso de dúvida.