Este artigo faz parte da série de artigos sobre Marcas que Ultrapassaram o Status, que cresceram tanto que se tornaram sinônimos dos seus produtos. Por isso vamos continuar mostrando e conhecendo certas marcas que alcançaram sucesso e que até fazem parte da nossa cultura pop.
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Então, vamos lá !
Bombril
Em 14 de janeiro de 1948, Roberto Sampaio, inspirado nas marcas de lãs de aço dos Estados Unidos, funda a Abrasivos Bombril Ltda.
O lançamento foi uma revolução para as donas de casa.
Bombril polia panelas e também limpava vidros, louças, azulejos e ferragens, tanto que ganhou o conceito de “1001 utilidades”.
Danone
Em 1979, em Castelo Branco é fundada a Iophil – Produtora de Iogurtes S.A. pela família Gomes Filipe.
Esta empresa, com posição de destaque no mercado nacional, está nas origens da DANONE em Portugal.
Em 1994, atinge pela 1ª vez a liderança do mercado dos produtos lácteos, liderando até hoje.
Gillette
Em 1900 King C. Gillette teve a ideia revolucionária de criar lâminas descartáveis tão finas e tão fortes que foram consideradas por cientistas do MIT impossíveis de criar.
Em 1901, ele provou que eles estavam errados com a inovação revolucionária.
Xerox
Conhecida como a inventora da fotocopiadora, é uma empresa americana baseada em Stamford que atua no setor de tecnologia da informação.
No final de 1940 uma fábrica de produtos fotográficos chamada Haloid aproveita a invenção feita por Chester Carlson, a xerografia.
O sucesso da primeira fotocopiadora, XeroX Model A, e dos modelos seguintes levaram a companhia a trocar seu nome para Xerox.
Jeep
Criado pela fabricante Willys Overland ele nasceu para servir na guerra, o Jeep original só assumiria oficialmente seu nome anos depois.
Ao longo de 74 anos, os veículos foram protagonistas de diversos episódios históricos, graças à sua robustez, eficiência e carisma.
Em tempos de paz, seus derivados ajudaram a desenvolver novas nações e popularizaram um estilo de vida que rompeu as barreiras do asfalto.
Super Bonder
No começo dos anos 60, uma equipe de cientistas descobriu os cianoacrilatos, que então passaram a ser desenvolvidos sob a marca Loctite.
Esta inovadora resina acrílica curava instantaneamente à temperatura ambiente, sendo utilizável na maioria das superfícies e materiais disponíveis.
Loctite passou a comercializar Super Bonder como uma substância que não era só capaz de atender as necessidades da indústria, mas também os reparos domésticos de consumidores.
Blindex
A Blindex® é um caso interessante na história das marcas brasileiras.
Em pouco tempo se tornou mais conhecida que a própria fábrica, na época conhecida por Santa Lúcia Cristais Ltda.
Fundada em 09 de Janeiro de 1951, pelo banqueiro Louis Dreyfus, a Santa Lúcia Cristais foi no bairro do Bom Retiro, em São Paulo.
Botox
É a marca da toxina butinolina tipo A, produzida pela farmacêutica americana Allergan.
Por ser a primeira aprovada, BOTOX® tornou-se muito conhecida e, por isso, sinônimo do procedimento
No Brasil foi aprovada em 1992 para indicações terapêuticas e em 2000, para o tratamento de rugas e hiperidrose axilar e palmar.
Nos Estados Unidos, ela foi aprovada em 2002 para o uso cosmético e em 2004 para hiperidrose.
Teflon
O Dr. Roy Plunkett estava trabalhando em em seu laboratório, ao vaporizar um cilindro, algum tempo depois, percebeu que o fluxo de gás no cilindro tinha parado.
Ao desmontar e abrir o cilindro, encontrou uma substância branca, na forma de pó, a qual concluiu ser tetrafluoroetileno polimerizado.
Nascia então, o politetrafluoroetileno, e com ele a marca Teflon™.
Considerado o material menos aderente que existe, é uma das mais valiosas e versáteis tecnologias já inventadas, contribuindo para avanços no setor aeroespacial, de comunicações, eletrônico, processos industriais, arquitetura e é claro, na culinária.
Isopor
O EPS, material conhecido popularmente como Isopor® da marca Knauf Isopor®, foi descoberto em 1949, na Alemanha, por meio de experimentos dos químicos Fritz Stasny e Karl Buchholz.
Eles perceberam que ele podia inchar e ficar extremamente leve, o que possibilita mantê-lo em qualquer formato, tamanho e densidade, com a capacidade de bloquear a umidade e manter a temperatura interna.
Com isso, o passou a ser utilizado pelos Estados Unidos em seus barcos e também durante a Segunda Guerra Mundial.
Chegou ao Brasil por volta dos anos 60 e foi registrado como EPS Isopor® em 1998 pela Knauf Isopor®, após a indústria ter comprado a Basf Isopor®.
Por esse motivo, o nome “ISOPOR®” passou a ser reconhecido nacionalmente como produtos de EPS.
Pra uma marca conseguir chegar ao nível de se tornar um sinônimo para um produto exige muito tempo e engajamento com o publico.
Mas uma vez alcançado é um titulo quase que impossível de se perder.
É isso ai, chegamos ao fim de mais um, espero que tenham gostado e até a próxima !!