As redes sociais nos dias de hoje são imprescindíveis para o sucesso de qualquer negócio.

O Social Media é o profissional responsável pela gestão dessas redes sociais, desde  o planejamento de publicações até a análise de desenvolvimento.

E foi pensando nessa galera que eu trouxe hoje algumas ferramentas que vão ajudar e muito o dia a dia de qualquer social media.

E o melhor de tudo, a maioria delas é grátis.

Vamos la !

Gerenciamento

mLabs

Pra que serve: Gerenciamento de Redes Sociais

Custo: Pago, mas oferece uma versão de testes.

A mLabs é uma plataforma para gerenciar redes sociais, nela é possível agendar posts,  fazer comparativos de desempenho com concorrentes, gerar relatórios, acompanhar performance entre outras varias funcionalidades que vão te ajudar e muito em todo processo.

Depois que comecei a usar essa ferramenta conseguir agilizar o processo de gestão de minhas redes sociais em até 75%.

Hootsuite

Pra que serve: Reunir todas suas redes sociais.

Custo: Paga, mas oferece um período de teste.

O Hootsuite é uma ferramenta utilizada por diversas empresas e é uma das melhores escolhas no quesito de gestão de redes sociais.

Nela você pode trabalhar com Vimeo, Tumblr, Evernote, Flickr, SlideShare, Storify etc.

Você pode criar uma equipe e delegar tarefas para cada membro.

Você também pode encurtar urls, agendar posts, responder comentários e mensagens  e acompanhar resultados.

Gerenciagram

Pra que serve: Gerenciamento do Instagram

Custo: Oferece versão de testes de 7 dias, depois você pode escolher um plano que se encaixe melhor a sua necessidade.

Um aplicativo bastante útil, que vai ajudar você a alavancar seu instagram de forma fácil, rápida e intuitiva.

Nele você consegui segmentar e atrair perfis que se encaixem no seu publico alvo, assim como seguir hashtags relacionadas a seu negocio.

Ainda oferece tutoriais e suporte total para te ensinar a configurar a ferramenta para que você tire o máximo e proveito dela.

Ele também trás a possibilidade de configurar um mensagem automático para ser enviada no direct de todos que começarem a te seguir, aumentando o engajamento com seu publico.

Criação de Material

Canva

Pra que serve: Criação de Conteúdo

Custo: Grátis

Um social media não precisa necessariamente ser um designer gráfico, mas tem que ter algumas noções da área.

O Canva é um ferramenta gratuita e online onde você pode criar post para as redes sociais de forma fácil e pratica usando modelos pré-fabricados ou criando suas próprias artes.

Você pode escolher entre vários layouts, fontes e backgrounds.

É bastante útil para quem não tenho o domínio de ferramentas mais complexas de edição.

Unsplash

Pra que serve: Baixar Imagens

Custo: Grátis

O Unsplash é um banco de imagens gratuito com um vasta quantidade de material.

A página é atualizada a cada 10 dias com 10 novas imagens, e também permite que usuários mandem seus trabalhos de forma gratuita.

As imagens são todas catalogadas e categorizadas, o que facilita e muito a busca.

TinyPNG

Pra que serve: Reduzir tamanho de imagem.

Custo: Grátis

Quem trabalha com criação de imagens para redes sociais vai amar essa ferramenta.

Nela é possivel reduzir o tamanho de uma imagem sem perda de qualidade.

Além de ser gratuita, ela permite converter simultaneamente até 20 imagens no formato JPG ou PNG.

Powtoon

Pra que serve: Criação de vídeos

Custo: Grátis, mas oferece um pacote premium com serviços adicionais.

Os vídeos conseguem alcançar a atenção do publico nas redes sociais mais do que textos e imagens.

Criar um vídeo normalmente requer certo conhecimento de edição, mas o Powtoon  oferece uma forma mais pratica para quem quer apenas videos animados mais simples mas com qualidade.

Easel.ly

Pra que serve: Criação de infográficos.

Custo: Grátis

Infográficos são uma boa forma de passar conteúdo para o publico de uma forma, simples, completa e agradável.

Com essa ferramenta você consegue criar um material interessante com poucos cliques.

Monitoramento

BuzzSumo

Pra que serve: Monitorar os tópicos com mais buzz.

Custo: Grátis

Através dessa ferramenta você consegue fazer analise de concorrência, encontrar os conteúdos mais falados do momento para que possa ter um entendimento maior de seu publico.

Ela bem simples de usar, basta digitar uma palavra-chave para pesquisa que vai ser apresentado os assuntos mais comentados nas redes sociais.

Essa é uma ferramenta bastante rica, principalmente para que trabalha com marketing de conteúdo, onde você dispõe de uma grande variedade de filtros de busca.

Bitly

Pra que serve: Encurtador de links e monitoramento.

Custo: Grátis

Através dessa ferramenta você pode encurtar links e monitora-los.

Encurtando o link facilita na hora de utilizar eles nas redes sociais, além disso ele monitora quantidade de cliques, cidade de onde vieram, perfil de pessoas que clicaram entra outros.

Google Analytics

Pra que serve: monitorar todos os dados do seu site.

Custo: Grátis

Umas das ferramentas mais usadas para monitoramento atualmente.

Ela te oferece um grande leque de opções para analise de site como quantidade de acessos, origem, tempo de navegação, taxa de rejeição e muitos outros.

Você pode inclusive integrar no Google Analytics sua campanha online e conferir os resultados que ela está gerando em tempo real.

Google Alerts

Pra que serve: Monitorar resultados de busca do Google.

Custo: Grátis

Esta ferramenta do Google é extremamente útil para você monitorar os resultados de busca referentes à sua marca, às suas palavras-chave ou até mesmo a do seu concorrente.

Você cadastra uma expressão e sempre que houver um novo resultado de busca, você recebe por e-mail um alerta.

Essas são apenas algumas ferramentas, existem varias outras disponíveis com varias funções.

Teste quantas for possível para que você posso identificar a qual se melhor se encaixa a sua necessidade.

Você usa alguma ferramenta que não esta na lista ?

Deixe a dica aqui nos comentários.