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Os 10 componentes de força da marca

Filipe Sales12/04/2017
Design GráficoDicasFreelancerMarketing e Publicidade1 comentário 0

Maior não é melhor!

Não podemos dizer que apenas porque uma marca é global e está em todos os lugares, que essa marca é muito forte. Afinal, estar em lugares pode significar apenas que ela tem dinheiro para comprar muita mídia. Temos que levar em consideração diversos outros elementos para avaliar a força de uma marca no mercado.

Por isso, a Interbrand criou uma lista de 10 componentes que servem para medir a força de uma marca.

Se você trabalha com construção de marca, ou quer trabalhar, já deve ter ouvido falar da Interbrand. Uma das agências de branding mais importantes do mundo, já tendo desenvolvido trabalhos de reposicionamento para marcas consagradas como Juventus, Latam, TIM, Volcom, Carrefour, Microsoft, Philips e muitas outras.

1/10
PRESENÇA

Sua marca está presente onde seu público está?

A marca precisa construir um senso de presença e familiaridade, acompanhar o seu público onde ele estiver.
O senso de visibilidade da marca gera uma percepção de maior porte da empresa e de sua capacidade de atendimento.

2/10
Consistência

Ok, ela está presente! Mas ela comunica e mantém sempre a mesma mensagem de forma coerente? Mantendo a mesma estrutura visual e de posicionamento em todos os pontos de contato e ao longo do tempo?

Consisteêcia   

3/10
Autenticidade

Ok, ela está presente e é consistente! Mas o conteúdo é autêntico?

Pouco adianta estar presente e ser consistente se a sua mensagem, promessa, valores ou personalidade forem comuns. Será que não há nada próprio e único que você tenha e possa comunicar? A autenticidade pode ser construída, afinal nenhuma empresa é exatamente igual a outra. É possível sim encontrar uma fagulha que o torne único. Pode não ser exatamente o que você faz, mas como faz ou o porquê faz. Autenticidade

4/10
Diferenciação

Beleza, ela tem algo autêntico! Mas isso é um diferencial para alguém?

Diferenciais podem ser tangíveis ou intangíveis. Não basta ser diferente, é preciso parecer ser diferente. Ser e não parecer não conta muito no mundo das marcas. Porém parecer, sem ser, também pode te levar ao fracasso.

Diferenciação

5/10
Clareza

Sua proposta é clara? Seu posicionamento está definido? Seus públicos, propostas, motivadores estão definidos?
Sua marca deve ter clareza em relação ao que representa, ao seu posicionamento e à sua proposta de valor
Clareza

6/10
Compreensão

Tá, sua proposta é clara. Mas seu público consegue entender isso?

Muitos produtos e marcas fracassam por não saberem demonstrar porque são importantes, ou não conseguem ser compreendidas. Saiba identificar e entender os códigos do seu público. Não é ele que não entendeu, é você que não soube se comunicar.Clareza

7/10
Relevância

Beleza, sua proposta é clara e é entendida! Mas é relevante para alguém?

Será que se adequa às necessidades ou desejos dos consumidores. Não adianta só ser diferente quando o diferente não interessa. Seu cliente deve saber responder à pergunta “por que isso é importante para mim?”Relevância

8/10
Capacidade de resposta

Ter habilidade para responder e adaptar-se às mudanças proativamente. Criar oportunidades, principalmente no que diz respeito à Cidadania Corporativa. Sua marca dialoga ou monologa?

Capacidade de resposta

9/10
Compromisso

Ela cumpre o que promete? Está disposta a fazer sacrifícios pelos seus valores?

Contar com o compromisso de toda a organização, que pode ser medido em termos de tempo dedicado a ela, sua influência nas decisões de negócio e também no investimento financeiro.Compromisso

10/10
Proteção Jurídica

No âmbito legal, registros e propriedade intelectual dos elementos de identidade [logotipo, nome etc].
Ela pode ser registrada no INPI, BN, EBA, outros…

O seu registro concede alguma forma de proteção ou exclusividade?

registro-de-marca

Você disse sim para os 10 componentes? Então parabéns!

Você tem uma marca que não apenas apresenta, mas é percebido pelo consumidor como uma marca de força no mercado. Se não, o que você pode fazer para conseguir mudar a sua resposta?
Conseguir entregar todos os pontos não é uma tarefa fácil, mas com certeza colocará sua marca num patamar diferenciado da concorrência.

Conta para a gente quais os pontos das marcas do seu cliente que você conseguiu enxergar no seu cliente e fica ligado no Designimador, tem muito mais conteúdo sobre marcas para te ajudar a desenvolver uma marca líder para o mercado.

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Filipe Sales
Diretor de Criação

Publicitário, Sócio e Diretor de Criação da Urso Propaganda em Jundiaí. Trabalhando para deixar a sua marca no mundo.

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