Como obter o melhor curso de identidade visual? Esta dúvida é constante na vida das pessoas que desejam criar marcas. Afinal, escolher qualquer curso pode ser uma tarefa mais difícil do que muitas pessoas pensam. Sendo assim devemos levar em conta diversos fatores.
Sabemos que ninguém deseja gastar dinheiro com cursos que não entregarão nenhum resultado para o nosso crescimento profissional e pessoal. Além disso, saiba que para criar logos você não precisa ter um talento ou dom, pois se trata de habilidade e pode ser aprendida.
Pensando nisso, saiba:
- O que é identidade visual?
- Quando surgiu a identidade visual?
- Porque a identidade é importante para qualquer negócio?
- Qual a principal diferença entre logotipo, logo, símbolo e identidade visual?
- O que é marca para os designers?
- O que é preciso para a criação de uma identidade?
- Como escolher o melhor curso de identidade visual?
O que é identidade visual?
Identidade visual é um conjunto de elementos visuais que representam alguma empresa ou produto. Sendo assim, é algo importante para qualquer negócio, independente do seu tamanho, podendo ser uma empresa grande, média ou pequena.
Para formar esta identidade envolve-se diversos elementos, como ícones, mascotes, cores e entre outros. Com a junção desses elementos, é possível formar a representação visual de uma empresa.
O principal objetivo da comunicação visual é potencializar a imagem de uma empresa, para que seja lembrada na mente das pessoas.
Diversas pessoas acreditam que identidade visual é apenas o logo, mas de acordo com a teoria oficial, é um conjunto de elementos que ajudam diferenciar uma empresa e sua imagem de todas as outras. Além disso, o profissional responsável por estes projetos é o Designer.
É indicado que o Designer crie um manual de marca, que se caracteriza por descrever todas as informações necessárias sobre a comunicação da marca, relacionadas aos elementos visuais, a fim de demonstrar e determinar a correta aplicação em diferentes suportes.
Quando surgiu a identidade visual?
O surgimento da identidade visual aconteceu na Mesopotâmia este processo se iniciou com os povos de cultura aldeã, pois por meio de artes fizeram com que a comunicação visual se tornasse algo necessário. Um exemplo disso eram as marcas feitas no gado, para identificá-los mais facilmente. Com o passar dos anos, esta modalidade foi crescendo e se tornando necessária para identificação de produtos, empresas e muito mais.
Nos anos 500 A.C, Heródoto um historiador afirmou que todos os Babilônicos tinham uma identidade visual, mas em forma de enfeites, roupas e etc, ou seja, algo bem parecido com status de cada pessoa na sociedade.
Por que a identidade visual é importante para qualquer negócio?
Com a grande competitividade empresarial, torna- se cada vez mais importante o uso de ferramentas que ajudam as organizações se diferenciarem e destacarem do restante. E a identidade visual ajuda neste processo.
Por exemplo, o MC Donald’s é uma empresa muito reconhecida no mercado e quando alguém comenta sobre a empresa com você, certamente vem na sua mente a imagem de um “M” amarelo e a cor vermelha. Isso acontece porque trata-se de elementos que fazem parte da identidade visual e facilitam para que o público lembre dos produtos e serviços que aquela empresa presta.
Então, é justamente por isso que toda empresa deve ter a sua identidade visual. Agora vamos imaginar que o Mc Donald’s não possui nenhuma comunicação visual. Assim não seria possível diferenciá-lo dos seus concorrentes. Sendo assim, se o empreendedor busca oferecer serviços ou produtos que sejam lembrados pelo público, deve realizar a criação da imagem.
Qual a principal diferença entre logotipo, logo, símbolo e identidade visual?
Quando o assunto é logo, logotipo e identidade visual, certamente quem não trabalha na área pensa que significam a mesma coisa e se diferenciam apenas em relação ao nome. Mas na verdade eles são completamente diferentes. Sendo assim, veja a diferença entre eles:
O que é um Logo?
O logo é uma marca gráfica, ou seja, desenho, mascote ou elemento que pode ser facilmente reconhecido pelas pessoas. Sendo assim, o logo é representado pela junção do símbolo e logotipo. Além disso, em muitos casos é considerado o elemento principal para o processo de identidade visual de uma marca.
O logo não tem a função de descrever e nem vender nada da organização, apenas possui como objetivo a identificação da empresa. Por exemplo lojas de roupas e tênis, se não tiver o logo, seria muito difícil identificar e diferenciar uma loja especifica, pois existem diversas lojas de roupas e seria muito confuso falarmos sobre uma determinada loja. Mas com o logo, se comentarmos que preferimos roupas e tênis da Nike, as pessoas sabem diferenciar da adidas ou qualquer outra loja por exemplo.
O que é logotipo?
O logotipo se caracteriza por letras ou frases que ajudam na identificação de uma marca. Algumas marcas possuem apenas o logotipo, como por exemplo “Coca-Cola”.
O que é um símbolo?
O símbolo é um ícone que representa a marca de um produto ou negócio. Este ícone ou sinal gráfico pode substituir o nome da empresa, ou seja, podendo ser outra forma para identificar. Um grande exemplo de empresa que usa o símbolo é a Red Bull, a marca é representada pelo desenho de dois touros vermelhos. Além disso, é importante levar em conta nem toda empresa possui o símbolo em sua identidade visual.
Qual a diferença da identidade visual em relação ao símbolo, logo e logotipo?
A identidade visual é representada por um conjunto de logo, logotipo e símbolo entre outros elementos, mas em diversos projetos a presença de todos elementos pode não ser necessária, excluindo alguns ou até mesmo tendo outros menos comentados para compor a comunicação visual de uma empresa, como por exemplo a presença de texturas, mascote, etc.
Então, a principal diferença é que a identidade visual se representa pelo complemento dos elementos mencionados e não apenas de forma individual (um logo, ou logotipo), como muitas pessoas pensam.
O que é marca para os Designers?
Para profissionais da área de design, a marca se caracteriza por um símbolo visual que representa algum negócio, produto ou algo relacionado, e a sua principal finalidade é identificar e distinguir imediatamente quando comentado. Mas para outros profissionais, como por exemplo da área de marketing, este conceito pode se diferenciar, porém são conceitos que se completam e juntos fazem a imagem de uma empresa se expandir mundialmente.
Além disso, a marca gráfica de uma empresa por si só não consegue ter um bom posicionamento no mercado para alcançar o reconhecimento. Esse momento entra o Branding que significa o gerenciamento e posicionamento de uma marca.
Desse modo, o Branding é um conjunto de ações que são realizadas para que possa construir as percepções e reconhecimento pelo público, este trabalho tem a finalidade de ajudar na prospecção de clientes e fidelizá-los.
O que é preciso para a criação de uma identidade?
Para criar uma identidade visual, é necessário se aprofundar nos estudos sobre design gráfico e seus fundamentos. Estes tópicos são matérias essenciais e que você deve procurar em um curso de comunicação visual, para que você ofereça trabalhos de uma forma coesa e profissional.
Inicialmente, você deve adquirir conhecimentos sobre como realizar a criação de uma representação visual na forma cartesiana. Sendo assim, é necessário aprender sobre briefing, para que você possa entender o que o cliente realmente quer do seu trabalho, mapa mental, pesquisa e etc.
Nos fundamentos do design, você deve aprender sobre cores, tipografia e tudo que envolve o design visual.
Como escolher o melhor curso de identidade visual?
Se você deseja entrar no mercado ou até mesmo obter conhecimentos aprofundados sobre comunicação visual, é importante realizar a escolha de um curso que seja completo para o seu aprendizado. Mas é uma tarefa difícil e que leva muito tempo.
Além disso, ninguém quer investir uma grana em algo que não ofereça retorno nenhum, pois além de perdas monetárias você como consumidor terá uma grande frustração.
Sendo assim, o primeiro passo é selecionar opções de cursos que ofereçam os temas principais para a formação de qualquer profissional para atuar com design de marcas, ou seja, com o foco em conceitos de design gráfico e fundamentos de design.
Depois de verificado que o curso oferece os conceitos básicos de design aplicado a construção de marcas é interessante averiguar se ele oferece, no mínimo, conteúdos fundamentais como:
- Processo criativo – Para ate auxiliar na construção de marcas e desbloquear possíveis bloqueios de criatividade.
- Os tipos de marcas – Apresentação dos tipos de marcas para que você entenda o que está e porque está criando.
- Arquétipos – Para saber para quem criar e como representar determinado público.
- Elementos da Identidade Visual – Entender os componentes básico de uma identidade visual.
- e a prática de desenvolvimento da marca.
Averiguando a presença destes conteúdos já é um bom começo e você encontra tudo isso no nosso Curso de Identidade Visual, que você pode conhecer clicando nesse link.
Mas mesmo assim, é importante averiguar outros aspectos que vão além do conteúdo, para você saber se um curso é bom para você ou não. É o que veremos no tópico seguir,
Quais outros pontos que devo considerar antes de adquirir o meu curso de identidade visual?
Se você está em busca de um curso online, deve estar ainda mais atento em relação a diversos fatores que possam beneficiar o desenvolvimento do seu aprendizado. Sendo assim, você deve identificar se o curso oferece:
- Acesso ilimitado durante o período contratado, ou seja, quantas vezes pode assistir a mesma aula.
- Certificado.
- Prazo de garantia para que você possa saber se o conteúdo está de acordo com o que você realmente deseja.
- Bônus para complementar o conteúdo principal, ou suporte e comunidade para tirar dúvidas.
Conclusão
A identidade visual é uma estratégia completamente importante para qualquer negócio. Sendo assim, se você deseja se tornar um profissional da área, deve escolher um curso de qualidade e que seja favorável para o seu crescimento e aprendizado.
Deseja conhecer um curso de identidade visual cheio de conteúdo para o seu crescimento pessoal e profissional? Conheça o nosso curso de identidade visual completo, pensado especialmente em você que deseja se tornar um profissional qualificado na área de comunicação visual.