hospedado por:

Hostnet
  • Sobre
  • Contato
  • Anuncie
  • Seja um autor
  • Sobre
  • Anuncie
  • Contato
  • Design Gráfico
  • Web Design
  • Tutoriais
  • Freelancer

Designimador -  Porque todo job sem verba é designimador logo

  • Design Gráfico
  • Web Design
  • Tutoriais
  • Freelancer
  • Freebies
Início
Design Gráfico

Como desenvolver uma identidade visual responsiva?

Filipe Sales29/03/2017
Design GráficoDicasFreelancer5 Comentários 0
Desenvolva-uma-Identidade-Visual-Responsiva

O termo design responsivo  é um layout que se adapta para qualquer tela, seja ele celular, computador, tablet, televisão ou qualquer outro dispositivo. E essa definição já não é mais novidade e a sua importância no design de interfaces já está comprovada. Mas você já pensou nesse conceito aplicado aos logotipos? Como ele pode ser aplicado a gestão de uma marca (Branding) ?

Consistência é a palavra que nos instrui ao desenvolver a identidade visual de uma marca.

Com as novas possibilidades de aplicação de marca que o mundo digital nos proporcionou, devemos rever as formas de se trabalhar com a identidade, deixando de ser apenas a clássica “modelo vertical” e “modelo horizontal”, é hora de abraçar a diversidade de aplicações que uma marca pode ter para que transmitam a sua essência e sejam capazes de surpreender o seu consumidor. Mesmo dentro de uma única identidade, a variedade permite que as aplicações da marca se adaptem a inúmeras funções.

pesquisa demonstrativa de uso de aparelhos

Em pesquisa divulgada pela TIC Domicílios no final de 2016 sobre o uso domiciliar de navegação informa que 89% dos usuários utilizam um aparelho mobile, seguidos de 40% pelo computador de mesa, 39& notebooks, 19% tablets, 13% televisão e 8% navegam pelo video game. (A pesquisa apresentou usuários que utilizam mais de um aparelho para navegar, por isso o resultado deu mais do que 100% no total de somatória)

No projeto criado pelo designer de interações, Joe Harrison, ele apresenta diferentes logotipos de marcas bem conhecidas que reduzem sua complexidade à medida que a janela do seu navegador diminui. Se o logotipo é reconhecível sem um determinado detalhe visual, então esse detalhe pode ser retirado. Como a criação de variedades desta forma aumenta, você aumenta o engajamento da marca, pois nos menores formatos, o símbolo fica mais simples e com menos elementos para “atrapalhar” a leitura rápida da marca.

Logotipo Responsivo

Como fazer para executar um bom projeto de logotipo responsivo?

Projetar um logotipo não é somente ir retirando os elementos, é necessário pensar, planejar e principalmente testar. Abaixo vou levantar alguns pontos que você deve levar em consideração ao projetar uma identidade visual com um logotipo responsivo:

Levantamento dos pontos de contato da marca

Pontos de contato são os locais em que o consumidor entra em contato com a sua marca.
É importante você fazer um levantamento dos principais locais em que a marca seria aplicada e entender a relevância dela para seu consumidor.

Ex. Vai executar um logotipo para uma pequena loja local em que o maior investimento de comunicação será pintura de muros. É bom considerar um logotipo com menos efeitos, gradientes e cores que sejam mais baratas na compra do galão de tinta. A marca da Coca-Cola é um bom exemplo disso.
animação do logo

Teste de leitura do logotipo

O logotipo que você desenvolveu será aplicado em diferentes locais e com diversos materiais. Faça alguns testes com o logotipo, veja como ela se comporta e se necessário, crie variações para que facilite o seu uso em alguns momentos, afinal não será apenas você quem irá aplicar a marca nas peças do cliente. Algumas opções de teste?

  • Desfoque a marca: nem sempre seu cliente vai ter tempo de olhar o material e conseguir guardar na memória qual o logotipo que está ali. Ao desfocar você perceberá se o desenho ainda é perceptível ou se pode ser confundido com uma marca concorrente.
  • Diminua o tamanho: veja qual é o tamanho mínimo que a marca é perceptível. Teste variações, como por exemplo, qual o tamanho mínimo com o slogan, sem o slogan  e somente com o símbolo.
  • Opacidade: baixe a opacidade da marca e avalie até onde ela permanece perceptível.

Treine, treine e treine!

É mais fácil reconhecer o logotipo nas suas formas mais simples, quando a marca já é famosa, você está propenso a reconhecer qual é a empresa. Quando começar com um logotipo novo, pode ter a sensação que está desconfigurando muito a marca. Comece treinando com marcas famosas, e sempre se pergunte: se eu tirar este elemento, ainda parece com o logotipo da xxxx?”.

Faça um teste com os próximos projetos de identidade visual que você desenvolver, diminua o logotipo em diversos tamanhos e comece a retirar elementos e simplificar o seu logo para chegar até o tamanho mínimo possível e mais simples possível.

Essas variáveis da marca irá contribuir muito com seu projeto e permitirá que o consumidor tenha melhores interações e experiências com a sua identidade.

Você já aplicou essa técnica em alguma marca que você desenvolveu? Deixe nos comentários como foi trabalhar com um logotipo responsivo.

Artigo anteriorClientes!! Como conseguir os primeiros sendo um freelancer?
Próximo artigoNetflix anuncia conteúdo adulto pela primeira vez na história! (só que não)
Filipe Sales
Diretor de Criação

Publicitário, Sócio e Diretor de Criação da Urso Propaganda em Jundiaí. Trabalhando para deixar a sua marca no mundo.

Artigos relacionados

  • capa

    Marcas que Ultrapassaram o Status de Marca – Parte 01

    Claus Pacheco27/04/2017
  • 10-componentes-de-força-da-marca

    Os 10 componentes de força da marca

    Filipe Sales12/04/2017
  • juventus-anuncia-novo-logotipo

    Juventus anuncia sua nova identidade visual

    Eduardo Lucas17/01/2017
  • Curso IDV

    Identidade visual: Como escolher o melhor curso?

    Equipe Designimador06/11/2021
  • A nova marca do DropBox

    Filipe Sales09/10/2017
Curso Online IDV - Aprenda a criar identidades visuais
Quero Bolsa - até 75% de desconto em faculdades
15Zine Popular Posts Widget: To use the "View Count" option You need to install Jetpack plugin and enable the "Stats" module.

Post Mais Vistos

Designimador - Todos os Direitos Reservados
  • facebook
  • youtube
  • Pinterest

hospedado por:

Hostnet