O termo design responsivo é um layout que se adapta para qualquer tela, seja ele celular, computador, tablet, televisão ou qualquer outro dispositivo. E essa definição já não é mais novidade e a sua importância no design de interfaces já está comprovada. Mas você já pensou nesse conceito aplicado aos logotipos? Como ele pode ser aplicado a gestão de uma marca (Branding) ?
Consistência é a palavra que nos instrui ao desenvolver a identidade visual de uma marca.
Com as novas possibilidades de aplicação de marca que o mundo digital nos proporcionou, devemos rever as formas de se trabalhar com a identidade, deixando de ser apenas a clássica “modelo vertical” e “modelo horizontal”, é hora de abraçar a diversidade de aplicações que uma marca pode ter para que transmitam a sua essência e sejam capazes de surpreender o seu consumidor. Mesmo dentro de uma única identidade, a variedade permite que as aplicações da marca se adaptem a inúmeras funções.
Em pesquisa divulgada pela TIC Domicílios no final de 2016 sobre o uso domiciliar de navegação informa que 89% dos usuários utilizam um aparelho mobile, seguidos de 40% pelo computador de mesa, 39& notebooks, 19% tablets, 13% televisão e 8% navegam pelo video game. (A pesquisa apresentou usuários que utilizam mais de um aparelho para navegar, por isso o resultado deu mais do que 100% no total de somatória)
No projeto criado pelo designer de interações, Joe Harrison, ele apresenta diferentes logotipos de marcas bem conhecidas que reduzem sua complexidade à medida que a janela do seu navegador diminui. Se o logotipo é reconhecível sem um determinado detalhe visual, então esse detalhe pode ser retirado. Como a criação de variedades desta forma aumenta, você aumenta o engajamento da marca, pois nos menores formatos, o símbolo fica mais simples e com menos elementos para “atrapalhar” a leitura rápida da marca.
Como fazer para executar um bom projeto de logotipo responsivo?
Projetar um logotipo não é somente ir retirando os elementos, é necessário pensar, planejar e principalmente testar. Abaixo vou levantar alguns pontos que você deve levar em consideração ao projetar uma identidade visual com um logotipo responsivo:
Levantamento dos pontos de contato da marca
Pontos de contato são os locais em que o consumidor entra em contato com a sua marca.
É importante você fazer um levantamento dos principais locais em que a marca seria aplicada e entender a relevância dela para seu consumidor.
Ex. Vai executar um logotipo para uma pequena loja local em que o maior investimento de comunicação será pintura de muros. É bom considerar um logotipo com menos efeitos, gradientes e cores que sejam mais baratas na compra do galão de tinta. A marca da Coca-Cola é um bom exemplo disso.
Teste de leitura do logotipo
O logotipo que você desenvolveu será aplicado em diferentes locais e com diversos materiais. Faça alguns testes com o logotipo, veja como ela se comporta e se necessário, crie variações para que facilite o seu uso em alguns momentos, afinal não será apenas você quem irá aplicar a marca nas peças do cliente. Algumas opções de teste?
- Desfoque a marca: nem sempre seu cliente vai ter tempo de olhar o material e conseguir guardar na memória qual o logotipo que está ali. Ao desfocar você perceberá se o desenho ainda é perceptível ou se pode ser confundido com uma marca concorrente.
- Diminua o tamanho: veja qual é o tamanho mínimo que a marca é perceptível. Teste variações, como por exemplo, qual o tamanho mínimo com o slogan, sem o slogan e somente com o símbolo.
- Opacidade: baixe a opacidade da marca e avalie até onde ela permanece perceptível.
Treine, treine e treine!
É mais fácil reconhecer o logotipo nas suas formas mais simples, quando a marca já é famosa, você está propenso a reconhecer qual é a empresa. Quando começar com um logotipo novo, pode ter a sensação que está desconfigurando muito a marca. Comece treinando com marcas famosas, e sempre se pergunte: se eu tirar este elemento, ainda parece com o logotipo da xxxx?”.
Faça um teste com os próximos projetos de identidade visual que você desenvolver, diminua o logotipo em diversos tamanhos e comece a retirar elementos e simplificar o seu logo para chegar até o tamanho mínimo possível e mais simples possível.
Essas variáveis da marca irá contribuir muito com seu projeto e permitirá que o consumidor tenha melhores interações e experiências com a sua identidade.
Você já aplicou essa técnica em alguma marca que você desenvolveu? Deixe nos comentários como foi trabalhar com um logotipo responsivo.