Diversas marcas alteraram sua identidade visual nos últimos anos, afim de aproximar seu posicionamento com o novo consumidor e sua forma de se conectar com as marcas. Agora foi a vez do Dropbox de apresentar uma drástica mudança no seu posicionamento e maneira de se trabalhar a identidade visual. Após 10 anos do seu lançamento, eles sentiram a necessidade de apresentar a sua expansão. A mudança no símbolo não foi tão agressivo quanto seu discurso e sua identidade visual. Confira agora o vídeo que apresenta o manifesto do seu novo posicionamento.

Lançada em 2007, Dropbox é mais conhecida por ser uma plataforma de armazenamento e compartilhamento mas, em suas próprias palavras, ele se autodenominam como “uma empresa de tecnologia que constrói simples e poderosos produtos para pessoas e empresas.” Agora, Dropbox quer que você o considere não somente como “um lugar para você armazenar os seus documentos” mas “um espaço de trabalho vivo onde as pessoas e as ideias surgem vêm juntas”- mas é claro que você poderá continuar a utilizar o Dropbox como um local para guardar seu conteúdo. Semana passada eles apresentaram a sua nova identidade visual desenvolvido em parceria entre as agências Collins e a equipe interna de design do Dropbox.

“Nosso logo anterior era uma caixa azul que implicava: “Dropbox é um ótimo lugar para armazenar as coisas.” O novo logo é mais limpo e simples. Nós evoluímos de uma caixa literalmente para uma coleção de interfaces que apresenta o Dropbox como uma plataforma aberta, e um lugar para criação” – Equipe de design do Dropbox

“Nós utilizamos ilustrações para trazer vida para nosso produto e nossa marca que começou 10 anos atrás. Nosso novo estilo de ilustração continua de onde nossa anterior ficou: solta, feito à mão. Nós criamos os sketchs feito com grafite, então adicionamos cores e formas abstratas para trazer vida para o processo. Nosso estilo é inspirado no primeiro momento em que você tem uma ideia, e serve como um lembrete de que “o quadro só é branco até que você faça o primeiro traço.” – Equipe de design do Dropbox


“Colaboração é uma parte extremamente importante no processo criativo. Quando ele vai bem, todas as ideias ajudam a construir um cenário . Nossas colagens co-criativas são uma metáfora visual dessa otimista visão do trabalho criativo em equipe”- Equipe de design do Dropbox

A inspiração por trás da nova identidade visual é de que trabalhamos melhores juntos. Dropbox não é mais um local para somente guardar fotos ou compartilhar arquivos, é um local para ser colaborativo e criativo. Para provar esse conceito, eles deram total liberdade para sua equipe de design ser corajosa. E nós temos que dar crédito para esse time. Eles correram o risco e executaram algo fora do padrão comum ou do já saturado Flat Design.

Você é usuário do Dropbox? O que você achou da marca? Deixe a sua opinião nos comentários.