O Brasil é reconhecido internacionalmente, não somente pelo futebol mas também pelo design. Isso mostra que precisamos ficar de olho no que acontece “aqui dentro de casa”. Além de diversos eventos que acontecem anualmente como o pixel show, patch ou muitos outros. Podemos acompanhar o que acontece de melhor no design nacional pela Bienal Brasileira de Design (que este ano está indo para sua 12ª edição), nunca ouviu falar? Então vamos lá:
“A BIENAL BRASILEIRA DE DESIGN GRÁFICO é o momento em que o Design Gráfico Brasileiro reflete suas conquistas, discute seus rumos e traça seus planos, propondo um intenso diálogo com a inovação, o empreendedorismo, a cultura, o desenvolvimento econômico, a sustentabilidade e a sociedade. É onde a categoria reconhece seus avanços, homenageia seu passado, expande suas fronteiras e estimula seu futuro.
A Bienal tem sido, desde sua primeira edição em 1992, a grande celebração do Design Gráfico Brasileiro. É o mais tradicional ponto de encontro de todos os integrantes – profissionais, clientes, fornecedores, estudiosos, educadores e estudantes – deste imenso segmento da indústria criativa, que ganha mais peso a cada ano. Nestas onze edicões realizadas pela ADG Brasil ao longo de mais de duas décadas, a Bienal reuniu, registrou e expôs cerca de 2.800 projetos de design para um público calculado em quase 300.000 pessoas de 50 países.
Concebida e realizada em São Paulo em suas primeiras dez edições, há dois anos a Bienal deu início a um processo de itinerância pelo vasto território brasileiro, realizando sua 11ª edição no Rio de Janeiro, por ocasião dos 450 anos da Cidade Maravilhosa. A proposta da 12ª Bienal Brasileira de Design Gráfico é dar continuidade a esta pauta e às incorporadas nas últimas edições, como promover um evento fundamentalmente sustentável, no qual inscrição, pagamento e envio de trabalhos acontecem 100% online, e o registro da seleção é acessível tanto virtualmente como por meio do catálogo impresso.” Fonte bienaladg.org.br/
A Bienal conta com a seleta participação de 500 projetos compilados em 8 categorias:
- Identidade e Branding
- Impressos editoriais
- Impressos promocionais
- Digital
- Espacial
- Embalagens
- Tipografia
- Fronteiras
O evento acontecerá do dia 04 de Agosto a 10 de Setembro na Caixa Cultura Brasília. Paralelamente acontecem diversos outros eventos de design para quem tem o interesse em ter uma imersão total e atualizar totalmente seu leque de referências. Para ver outros eventos que irão acontecer, pode acessar o site da bienal aqui
“Mas poxa, em Brasilia?”
Caaaalma pequeno padawan, que essa frase foi a mesma que eu pensei quando soube do local. Aí que entra a notícia boa. 😀
A Bienal irá lançar um livro com todos os projetos selecionados, e você pode ter ele na sua prateleira.
Por meio de viabilização coletiva, você pode comprar o livro da Bienal por metade do preço que sairia nas lojas, porém ele só será lançado se alcançar a meta prevista no site.
Para acessar o site e adquirir a sua edição do catálogo, clique aqui.
A edição que comemora os 25 anos do maior evento de design gráfico do país terá um catálogo à sua altura: esta será a edição com a maior quantidade de projetos selecionados de todas as edições da Bienal realizadas desde 1992! Serão quase 500 projetos desenvolvidos entre 2015-2016 no Brasil ou por designers brasileiros atuando no exterior!
O catálogo impresso
O catálogo conterá imagens, legendas e informações de todos os trabalhos selecionados; avaliação do júri sobre os 50 projetos de destaque; registro da programação do evento que acontece na CAIXA Cultural Brasília de 4 de agosto a 10 de setembro de 2017 – incluindo mostras paralelas, conferências, encontros, seminários, palestras, workshops e lançamentos de publicações – além das biografias dos jurados de 23 países e textos das diretorias da ADG Brasil e Adegraf e da Coordenação da Bienal.
O catálogo impresso terá capa dura e mais de 500 páginas. Seu preço de mercado, após o término da campanha aqui no Catarse, será em torno de R$ 260,00. Porem, adquirindo por meio do catarse, você irá pagar somente R$130 com frete já incluso, além de ter seu nome incluso nas páginas de agradecimento
Agora é a hora de mostrarmos que damos valor para o design brasileiro e contribuímos para que ele aconteça.
Eu já paguei a minha cota para ter uma edição física comigo quando o projeto for realizado (yeah!).
Mas se você quer ter uma edição também precisa correr, o financiamento coletivo se encerra dia 17/05.
Agora é com você 😉
ATUALIZAÇÃO
A campanha no catarse atingiu a meta esperada…YEAH!!
Se você é um apoiador do projeto pode comemorar e aguardar ansioso pela sua edição e parabéns por contribuir com o desenvolvimento de conteúdo do design brasileiro 🙂